São Paulo, domingo, 03 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Califórnia e Nova York são prêmios

DE NOVA YORK

A democrata Hillary Clinton e o republicano John McCain são os candidatos favoritos a vencer nos Estados americanos de maior peso eleitoral nas prévias desta terça-feira. A data é chamada de Superterça, já que mais de 20 Estados realizam suas votações -o que significa um grande avanço na definição dos indicados de cada partido para concorrer à eleição presidencial.
De todos os Estados da Superterça, a Califórnia é o mais importante. No Partido Democrata, dá direito a 441 delegados -em um universo de 3.253 eleitos nas primárias mais 796 superdelegados (veja quadro ao lado). Na média de seis pesquisas recentes, calculada pelo site "Real Clear Politics", Hillary Clinton tinha ontem a preferência de 44,6% dos eleitores, contra 36% do rival Barack Obama.
Para o Partido Republicano, a Califórnia tem 173 dos 2.380 delegados que votarão na convenção. McCain tem 33,6%, à frente de Mitt Romney (21,8%) e Mike Huckabee (19,6%).
O Estado de Nova York tem o segundo maior peso do dia. Estão em jogo 101 delegados para republicanos e 281 para democratas. Para McCain é esperada uma vitória arrasadora - de 55% contra 21% de Romney, segundo pesquisa SurveyUSA, a primeira sem o ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani, que apóia McCain desde que desistiu de concorrer.
A projeção também é de vitória folgada para Hillary, senadora pelo Estado, em um placar de 50,7% a 28,9% para Obama. (D.B.)


Texto Anterior: Latinos podem decidir prévias democratas
Próximo Texto: Republicanos trocam dogmas por viabilidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.