São Paulo, segunda-feira, 03 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No Iraque, Ahmadinejad acusa Bush de terrorismo

DA REDAÇÃO

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, fez uma visita histórica ontem ao Iraque, num sinal da reaproximação entre os dois países de maioria xiita, que estiveram em guerra nos anos 80. Ahmadinejad disse que sua viagem inaugurava novo capítulo nas relações entre as nações "irmãs".
Após ser recebido no aeroporto de Bagdá com um tapete vermelho, Ahmadinejad se reuniu com o presidente iraquiano, Jalal Talabani. "Tivemos conversas muito boas, que foram amigáveis e fraternas. Nós temos visões semelhantes em todos os assuntos e ambos os lados planejam melhorar esse relacionamento o quanto for possível", afirmou o iraniano.
Segundo Talabani, eles discutiram questões políticas, econômicas, petrolíferas e de segurança, além de planejarem vários acordos comerciais.
A visita de Ahmadinejad reflete a crescente influência do Irã no país vizinho no período pós-Saddam Hussein (que era sunita) e representa um ato de desafio aos EUA, que acusam o Irã de fornecer armas e treinamento a extremistas xiitas no Iraque para atacar tropas americanas na região.
O presidente iraniano disse que a estabilidade do Iraque "iria beneficiar toda a região".
Ahmadinejad também acusou os EUA de espalharem o terrorismo no Oriente Médio. "Seis anos atrás, não havia terrorismo na nossa região. Assim que eles [americanos] pousaram aqui, nós testemunhamos a chegada deles [terroristas]", disse na noite de ontem, após se reunir com Abdul-Aziz al Hakim, o líder da maior coalizão política xiita do Iraque.
Ahmadinejad chegou ao Iraque um dia após o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, almirante Mike Mullen, ter se reunido com autoridades iraquianas em Bagdá.
Embora Irã e Iraque tenham maioria xiita, durante o regime sunita de Saddam os países foram à guerra por razões de fronteira. O conflito, em que Saddam era apoiado pelos EUA, deixou mais de 1 milhão de mortos. Após a queda de Saddam, em 2003, os xiitas assumiram o poder no Iraque e os laços com os iranianos foram retomados, apesar de não terem selado acordos de paz.


Com agências internacionais.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Sob pressão, Israel segue atacando Gaza
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.