São Paulo, terça-feira, 03 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA/RÚSSIA

Obama propôs pacto para deter Irã a Medvedev

DO "NEW YORK TIMES"

O presidente dos EUA, Barack Obama, propôs ao mandatário russo, Dmitri Medvedev, rever a instalação do escudo antimísseis no Leste Europeu em troca da colaboração de Moscou para conter o Irã na fabricação de armas de longo alcance, disseram funcionários dos EUA.
A proposta foi feita por meio de uma carta de Obama enviada diretamente a Medvedev há três semanas por emissários. Moscou desenvolve cooperação nuclear com Teerã.
O projeto de instalação do escudo antimísseis, que inclui um radar na República Tcheca e uma bateria de mísseis interceptores na Polônia, foi lançado pelo governo de George W. Bush e desde o início veementemente rejeitado por Moscou.
Segundo o antecessor de Obama, o objetivo do escudo é conter ataques de países como o Irã, que os EUA suspeitam que desenvolva programa nuclear secreto -o que Teerã nega. Mas a Rússia o vê como ameaça à sua segurança e avanço sobre sua antiga zona de influência.
A carta de Obama ainda não teve resposta, mas fontes russas disseram ontem que o chanceler Sergei Lavrov já terá algo a dizer à secretária de Estado americana, Hillary Clinton, em encontro previsto para o final da semana na Suíça.
Ontem foram divulgados os resultados preliminares das eleições regionais russas de domingo. O governista Rússia Unida saiu vencedor na maioria das regiões em disputa.


Texto Anterior: Foco: Colecionador chinês faz oferta falsa e sabota venda de peças pilhadas da China
Próximo Texto: Iraque: Chanceler de Saddam Hussein é absolvido
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.