São Paulo, sábado, 03 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Medo volta a ameaçar país no início da Páscoa

DA REDAÇÃO

A ansiedade e o medo tomaram conta do início do feriado de Páscoa, um dos mais festejados na católica Espanha, logo após uma bomba ter sido encontrada na linha de trem de alta velocidade que liga Madri a Sevilha, famosa por suas procissões e festejos de rua durante essa época do ano.
O serviço ferroviário entre Madri e Sevilha foi suspenso pouco antes do meio-dia, quando uma bolsa contendo cerca de 12 kg de explosivos foi localizada cerca de 60 km ao sul de Madri. Centenas de passageiros preparavam-se para viajar na elegante estação de Atocha, na capital espanhola, atingida pelos atentados de 11 de março que mataram 191 pessoas.
A bordo dos trens AVE, de alta velocidade, os viajantes esperaram mais de uma hora até serem informados do ocorrido. Cerca de dez trens fazem o trajeto todo dia.
"As pessoas começaram a telefonar para amigos e parentes que tinham acesso à TV e começaram a mostrar sinais de preocupação", disse um turista britânico.
Finalmente, os passageiros foram informados sobre a existência de um pacote suspeito. Pouco depois, a polícia começou a inspecionar os trens e a conferir documentos. Helicópteros sobrevoavam a linha ferroviária.
Atocha foi uma das estações atingidas em 11 de março, quando dez bombas explodiram em quatro trens de subúrbio na região de Madri. Dentro da estação, viajantes formavam longas filas diante dos balcões de informação. A linha Madri-Sevilha deve ser retomada hoje, mas as autoridades avisaram que todo o sistema estará em alerta nos próximos dias.


Com agências internacionais


Texto Anterior: França detém dois membros do grupo ETA
Próximo Texto: EUA exigirão digitais também de países ricos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.