São Paulo, sexta-feira, 03 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA

Mortos podem ser do Taleban

Vala no Afeganistão tem centenas de corpos

DA REDAÇÃO

Centenas de homens -provavelmente prisioneiros do Taleban mortos por captores da Aliança do Norte- estão enterrados em uma vala comum em um deserto no norte do Afeganistão, afirmou o grupo Médicos pelos Direitos Humanos, com sede nos EUA.
Entrevistas e investigações conduzidas pelo grupo em janeiro, perto de Mazar-e-Sharif, indicam que os homens na vala comum -uma das maiores já encontradas no Afeganistão- morreram após se render a soldados da Aliança, aliados dos EUA na guerra que derrubou o Taleban.
Segundo Jenny Leaning, que faz parte do conselho de diretores da organização e descobriu a vala, testemunhas afirmaram ter visto soldados da Aliança despejando o conteúdo de contêineres na área no fim de dezembro e início de janeiro. Ela disse que o mau cheiro ainda era notável quando ela foi ao local, em janeiro.
A julgar pelo tamanho da vala, de 114 m2, o número de corpos pode chegar a mil, afirmou Leaning.

Nova operação
Mil soldados britânicos, auxiliados por forças especiais e tropas terrestres americanas, iniciaram ontem uma busca por terroristas em uma zona afegã não identificada no que foi apelidado de "Operação Tocaia". Segundo o coronel britânico Paul Harradine, a "zona montanhosa" onde a operação está sendo realizada não é próxima da fronteira com o Paquistão, como se especulava.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Imprensa: Prisão de jornalistas cresce 50%
Próximo Texto: Panorâmica - EUA: Clinton negocia com canal de TV para apresentar "talk show", afirma jornal
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.