São Paulo, quarta-feira, 03 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ESTUDO

Subnutrição infantil caiu só 5 pontos percentuais em 15 anos, aponta Unicef

Kamal Kishore - 24.abr.2006/Reuters
Criança se alimenta em calçada de Nova Déli, capital da Índia


O número de crianças subnutridas abaixo dos cinco anos de idade sofreu uma redução pouco significativa desde 1990, colocando em risco a meta de reduzir a fome e a pobreza pela metade até 2015. É o que aponta o relatório "Progresso para as Crianças - Um Relatório sobre Nutrição", divulgado ontem pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).
A subnutrição, diz o documento, contribui hoje para a morte de 5,6 milhões de crianças em todo o mundo, mais da metade do total de mortes infantis.
De acordo com o Unicef, uma em cada quatro crianças abaixo dos cinco anos de idade, o equivalente a 146 milhões, está abaixo do peso. A situação mais grave é no sul da Ásia, onde 46% das crianças nessa faixa etária são subnutridas.
Apesar de ter havido progresso em algumas regiões, em média, o número de crianças subnutridas caiu apenas cinco pontos percentuais nos países em desenvolvimento nos últimos 15 anos.
"Nesse passo, não iremos cumprir a promessa das Metas do Desenvolvimento do Milênio", disse a diretora-executiva do Unicef, Ann Veneman.
O Brasil é apontado como um país que vem cumprindo a meta de redução da desnutrição, com 6% de crianças subnutridas, considerado "um índice relativamente baixo".
O dado, no entanto, é de 1996 -última ocasião em que foi realizado no país um levantamento nacional de subnutrição infantil, a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde, coordenação pela organização Bemfam.

Com agências internacionais

Texto Anterior: Irã ameaça bombardear Israel se sofrer ataque
Próximo Texto: Peru: García é provável rival de Humala no 2º turno
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.