São Paulo, quinta-feira, 03 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VENEZUELA

Saída do país do FMI provoca queda de títulos da dívida

DA REDAÇÃO

Os títulos da dívida da Venezuela caíram ontem, como reação ao anúncio do presidente Hugo Chávez de que o país deixará de ser membro do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial. Analistas disseram à agência Bloomberg que há possibilidade de moratória da dívida venezuelana e que o país precisará de muitos dólares para compensar a estatização de empresas.
Na segunda-feira, Chávez anunciou que a Venezuela abandonaria as duas instituições financeiras internacionais, acusando-as de estarem a serviço do imperialismo. O país já quitou suas dívidas com os organismos. O ministro das Finanças, Rodrigo Cabezas, negou que o país vá declarar moratória, e respondeu à acusação dos EUA de que a Venezuela estaria se isolando.
"Foi uma decisão de soberania econômica e nacional", disse. "Digo que a opinião do Departamento de Estado não é válida, a Venezuela não está se isolando. Ao contrário, estamos aprofundando os espaços da Venezuela com a maior liberdade possível."
O ministro disse que o dinheiro investido pela Venezuela no FMI seria retirado tão logo se oficialize a saída. "De acordo com os estatutos, o montante que temos ali, entre US$ 220 e 250 milhões, será reembolsado para a Venezuela."


Com agências internacionais


Texto Anterior: Europa: Rússia corta serviço ferroviário e piora tensão com Estônia
Próximo Texto: Iraque: Sob pressão americana, Lei do Petróleo vai ao Parlamento
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.