São Paulo, domingo, 03 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministério muda critério e casos suspeitos no Brasil chegam a 14

Pacientes estão em SP, MG, RJ e ES; Berlim apura caso de homem vindo do Ceará

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Ministério da Saúde mudou ontem os critérios de avaliação sobre o vírus A(H1N1), o que fez dobrar o número de pessoas suspeitas de estarem infectadas no Brasil de 7 para 14 em quatro Estados.
Seis delas estão em São Paulo, quatro no Rio de Janeiro, três em Minas Gerais e uma no Espirito Santo. Há ainda 37 pessoas em monitoramento em 16 unidades da federação.
O Ministério da Saúde afirma que as mudanças ocorreram ante o aumento de países afetados pelo vírus. A partir de agora, todos os passageiros provenientes de voos internacionais que apresentarem um dos sintomas da chamada gripe suína serão monitorados. Caso haja um conjunto de sintomas e a pessoa tenha estado em área afetada pelo vírus, o caso passa a ser considerado suspeito.
O diretor de Vigilância Epidemiológica do Ministério, Eduardo Hage, afirmou que "seguramente" a doença deve chegar ao Brasil. Os primeiros resultados de testes devem sair no final desta semana.
Em Berlim, o Instituto Robert Koch deve divulgar hoje o resultado dos exames clínicos de um paciente com suspeita de estar com o vírus A(H1N1) que chegou à cidade alemã de Colônia vindo de Fortaleza.
O nome e a nacionalidade do homem de 40 anos não foram revelados. Sabe-se apenas que ele trabalha no setor de turismo e, por isso, pode ter tido contato com o México, país que é o principal foco da doença.

Com a Efe



Texto Anterior: Saiba mais: Astrologia e latim explicam nome de vírus
Próximo Texto: Tire dúvidas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.