São Paulo, domingo, 03 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Astrologia e latim explicam nome de vírus

DA REDAÇÃO

O nome "influenza" está atrelado ao vírus da gripe pelo menos desde o século 16. Nos livros de história médica existem duas explicações para a origem.
Uma é astrológica. O historiador Pietro Buoninsegni, de Florença, teria cunhado o termo em 1580. Ele usou a palavra para classificar uma epidemia de gripe que ocorrera na cidade em 1386.
Todos, mesmo os médicos da época, acreditavam que a doença tinha influência ("influenza", no italiano) dos astros.
A segunda origem é médica. No livro "History of Epidemics in Britain", volume 2, de 1894, o pesquisador Charles Creighton, apesar de registrar as duas origens, diz preferir a mais científica. O termo latino "influsso" significa também catarro ou defluxo.
A palavra "influenza", provavelmente, passou a ser integrada ao vocabulário inglês em 1743. Os rumores de uma forte epidemia que assolava Roma na época chegaram à Inglaterra quase dois meses antes da própria doença.


Texto Anterior: México reduz suspeitas de mortes por vírus
Próximo Texto: Ministério muda critério e casos suspeitos no Brasil chegam a 14
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.