São Paulo, domingo, 03 de junho de 2007

Texto Anterior | Índice

CURDOS

Iraque diz que não permitirá invasão turca

DA REDAÇÃO

O premiê iraquiano, Nouri al Maliki, discursou ontem contra a ameaça de incursão da Turquia no norte de seu país. Afirmou que seu governo não permitirá que os turcos transformem a área, a mais estável do Iraque, em campo de batalha.
Nos últimos dias, a Turquia enviou contingentes e blindados para reforçar sua fronteira com o Iraque, em meio a declarações de que o Exército está aguardando apenas uma ordem de Ankara para penetrar em território iraquiano com o objetivo de neutralizar as bases de rebeldes curdos, do partido PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão), acusado de ajudar separatistas no sudoeste do país.
Maliki falou à imprensa ao lado de Massoud Barzani, líder da região autônoma curda, e cobrou uma solução pacífica para o conflito. "Armas e ameaças aumentarão a tensão e aprofundarão os problemas", disse Maliki.
No Iraque, os curdos têm existência reconhecida. Na Turquia são assimilados à identidade nacional, e o separatismo vem sendo há décadas duramente reprimido.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Tensão em Moscou: Putin diz que Rússia reagirá a escudo antimíssil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.