São Paulo, domingo, 03 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TENSÃO EM MOSCOU

Putin diz que Rússia reagirá a escudo antimíssil

DA REDAÇÃO

O presidente russo, Vladimir Putin, voltou a subir a retórica contra o projeto dos EUA de instalar no Leste Europeu um sistema antimísseis e declarou ao semanário alemão que a ação americana "obrigará a Rússia a reagir". O projeto -que inclui a instalação de um radar na República Tcheca e de lançadores de mísseis na Polônia, ambos ex-satélites soviéticos- tem fermentado os atritos entre as duas potências nos últimos meses.
Washington diz que visa impedir eventuais ataques vindos do Oriente Médio, mas Putin, na entrevista que será publicada amanhã, voltou a afirmar que tal risco "não existe" e que o sistema "aumentará o risco de um conflito nuclear" e "romperá o equilíbrio estratégico mundial".
Também ontem, o ex-premiê russo Mikhail Kasayanov, demitido por Putin em 2004, foi nomeado pela União Popular Democrática Russa, de oposição, candidato à Presidência nas eleições de 2008.
Pesquisas indicam, no entanto, que o eleitorado tende a apoiar o candidato do governo. Putin não pode tentar nova reeleição.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Indianas
Próximo Texto: Curdos: Iraque diz que não permitirá invasão turca
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.