São Paulo, quarta, 3 de setembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alcoolizados causam 40% dos acidentes

e da Reportagem Local

Quatro em cada dez acidentes automobilísticos na França são provocados por motoristas que consumiram bebidas alcoólicas antes de dirigir.
Os dados são da polícia francesa. No ano passado, 8.080 pessoas morreram no país em virtude de acidentes de trânsito.
Há dois anos, o parlamento francês reduziu o limite de consumo de álcool para motoristas de 0,7 grama por litro de sangue para 0,5.
Os infratores podem ser multados em cerca de US$ 800 e ter a carteira de habilitação cassada por dois anos. Caso o condutor do veículo seja flagrado com mais de 0,8 g/l, pode ser condenado a até dois anos de prisão.
A polícia faz testes de dosagem alcoólica em motoristas, especialmente após o horário das refeições, costumeiramente acompanhadas por vinho na França.
Atualmente, os condutores envolvidos em acidentes também têm sido submetidos ao teste.
O Brasil, por sua vez, está endurecendo sua legislação de trânsito. O nível alcoólico máximo permitido aos motoristas cairá de 0,8 g/l para 0,6 g/l.
Mas a fiscalização é falha. No ano passado, por exemplo, apenas 25 multas foram aplicadas na cidade de São Paulo a motoristas que dirigiam sob o efeito de álcool ou outra substância tóxica, segundo o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTrans).
Já para a infração de estacionamento proibido foram emitidas 425.785 multas em 1996.
O país não possui estatísticas sobre o número de acidentes com vítimas provocados por condutores embriagados. Uma estimativa do Grupo Executivo de Redução dos Acidentes de Trânsito, ligado à Presidência da República, aponta para 38%, com base em levantamentos esporádicos dos Detrans e das Polícias Rodoviárias estaduais.
Já a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego trabalha com cifras de 33% a 34%.
No ano passado, houve, de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), 263.743 acidentes com vítimas no país, nos quais 26.903 pessoas morreram e 323.295 ficaram feridas.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.