São Paulo, sábado, 03 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Relatório da ONU sobre Gaza perde apoio, e votação é adiada

DA REDAÇÃO

O Conselho de Direitos Humanos da ONU adiou ontem a votação de uma resolução que condenaria Israel por não cooperar na investigação conduzida pelo juiz sul-africano Richard Goldstone sobre a ofensiva militar na faixa de Gaza entre dezembro e janeiro e encaminharia ao Conselho de Segurança relatório que acusa Israel e o grupo radical palestino Hamas de crimes de guerra.
O adiamento é um resultado do engajamento do governo do presidente americano, Barack Obama, no Conselho de Direitos Humanos, ao qual os EUA, que não integravam o organismo na gestão de George W. Bush, se juntaram em junho.
Os EUA criticaram o relatório por ter sido duro demais com Israel e leniente com os disparos de foguetes que o Hamas fazia contra o sul de Israel.
Ontem, a Autoridade Nacional Palestina, dirigida pelo Fatah, facção rival ao Hamas, retirou seu apoio ao relatório no âmbito do Conselho de Direitos Humanos, cedendo à forte pressão dos EUA, aliados históricos de Israel. Com a retirada dos palestinos, espera-se que países árabes sigam a decisão.
O relatório da ONU investiga as ações feitas pelo Exército de Israel e pelo Hamas, durante os 22 dias de confronto, entre dezembro e janeiro passados.
Após intensos bombardeios de Israel, mais de 1.400 palestinos morreram. Outros 13 israelenses também morreram no mesmo período.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Aval a 3º mandato de Uribe sobe, diz pesquisa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.