São Paulo, quarta-feira, 03 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Polícia encontra bomba enviada à chanceler alemã

Outro pacote suspeito, endereçado ao premiê italiano, Silvio Berlusconi, é achado no aeroporto de Bolonha

Episódio ocorre no dia em que polícia da Grécia encontrou sete bombas em Atenas; duas delas chegaram a explodir

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A polícia desarmou ontem um pacote com explosivos enviado para a chanceler (premiê) da Alemanha, Angela Merkel, horas depois de bombas similares terem explodido em frente a duas embaixadas em Atenas, Grécia.
Um segundo pacote suspeito, destinado ao premiê italiano, Silvio Berlusconi, pegou fogo ontem à noite no aeroporto de Bolonha, na Itália, quando especialistas tentaram abri-lo. Ninguém ficou ferido.
Autoridades acreditam que os dispositivos façam parte de uma onda de pacotes-bomba iniciada anteontem na Grécia. Além deles, foram identificados ao menos outros 10 artefatos suspeitos em Atenas.
Funcionários de segurança alemães disseram que o pacote destinado à Merkel foi achado no setor de correspondências de seu gabinete.
O pacote foi entregue por volta das 12h (9h em Brasília) pela empresa americana de transporte UPS. O endereço para devolução era o Ministério da Economia grego.
O porta-voz da chanceler, Steffen Seibert, afirmou que o artefato "poderia ter ferido pessoas", mas foi desarmado com um canhão d'água.
Merkel está em viagem oficial à Bélgica, e o prédio da chancelaria não chegou a ser esvaziado.
O ministro do Interior alemão, Thomas de Maiziere, disse que o pacote foi enviado há dois dias e se assemelha à série de bombas enviadas pelo correio na Grécia.
Ontem, a polícia grega encontrou cinco pacotes-bomba destinados a embaixadas em Atenas. Duas explodiram -uma em frente à Embaixada da Suíça e outra diante da Embaixada da Rússia.
Logo depois, um mensageiro, seguindo para outra embaixada, desconfiou de um pacote que levava e parou no Parlamento, onde policiais detonaram a bomba.
Também foram achados explosivos na Embaixada da Bulgária e em uma companhia de mensageiros de Atenas -para onde a embaixada alemã retornou um pacote suspeito que havia recebido.
No terminal de cargas do aeroporto de Atenas, dois pacotes com explosivos -endereçados à Europol (Serviço Europeu de Polícia) e à Corte Europeia de Justiça- foram encontrados e detonados.
Em resposta, autoridades fecharam áreas da capital e reforçaram o policiamento em todas as embaixadas.

SUSPEITOS
A polícia deteve anteontem dois homens que levavam bombas, uma delas endereçada ao presidente francês, Nicolas Sarkozy
A Grécia possui um grande movimento anarquista, com grupos contrários à maioria das formas pelas quais o Estado impõe sua autoridade.
Mas, até ontem, nenhum grupo havia assumido a responsabilidade pelos pacotes-bomba.


Texto Anterior: Análise/O império vota: Ciclo econômico deve beneficiar vitoriosos
Próximo Texto: Terror no Iêmen: Imã radical começa a ser julgado
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.