São Paulo, terça-feira, 03 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

AFEGANISTÃO

Em meio a choques, Karzai prepara Exército; genro do mulá Omar é preso
O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, está preparando a criação de um novo Exército afegão e a extinção de todas as milícias privadas do país.
"O Exército deverá ser eficiente, com mobilidade e bem pago, com cerca de 70 mil homens", disse Karzai em Bonn. O presidente está na Alemanha para celebrar o primeiro aniversário do acordo que definiu o governo pós-Taleban.
O Exército afegão possui cerca de 1.500 homens preparados. Já as milícias privadas, controladas por senhores da guerra e governadores ao redor do país, têm cerca de 30 mil homens.
O anúncio da criação do novo Exército acontece em meio a novos choques entre grupos rivais, que deixaram 13 mortos e uma dezena de feridos nos últimos dois dias. O confronto, que se iniciou no domingo, foi interrompido temporariamente após bombardeiros B-52, dos EUA, atacarem posições controladas por uma das duas facções.
Autoridades americanas afirmam que a maior parte do país está tranquila, apesar da continuação dos confrontos contra remanescentes da milícia extremista Taleban, que governou o país até o ano passado, e contra a rede terrorista Al Qaeda, em algumas partes do país.
As forças afegãs prenderam ontem um genro do líder do Taleban, mulá Mohamed Omar, de acordo com um assessor do governo americano.


Texto Anterior: Ataques no Quênia: Mensagem indica autoria da Al Qaeda
Próximo Texto: Escândalo: Igreja de Boston planeja pedir falência para dificultar processos por abusos sexuais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.