São Paulo, terça-feira, 03 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESCÂNDALO

Igreja de Boston planeja pedir falência para dificultar processos por abusos sexuais
Advogados de supostas vítimas de abusos sexuais por parte de padres acusaram ontem a Arquidiocese de Boston (EUA) de má-fé, devido a uma intenção inusitada na igreja americana: pedir falência para proteger-se contra os processos.
"Ou deveriam ir adiante e declarar a falência logo, ou parar de falar nisso", disse Jeffrey Newman, da firma de advocacia Greenberg Traurig, que representa cerca de metade das 450 pessoas que estão processando a igreja.
A Arquidiocese de Boston está no epicentro do escândalo de pedofilia no qual o establishment católico nos EUA está mergulhado desde o início do ano. Especialistas prevêem que ela corre o risco de perder cerca de US$ 100 milhões se os tribunais decidirem a favor dos querelantes.
Os problemas da arquidiocese se agravaram há cerca de um ano. Naquela época, um documento divulgado durante o julgamento de um dos padres mostrou que os altos escalões da arquidiocese, incluindo seu responsável, o cardeal Bernard Law, tinham conhecimento de alguns casos de abusos de crianças cometidos por padres da cidade e não tomaram medidas para impedir que continuassem em contato com crianças.


Texto Anterior: Panorâmica - Afeganistão: Em meio a choques, Karzai prepara Exército; genro do mulá Omar é preso
Próximo Texto: Chile: Justiça decide investigar caso Prats
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.