UOL


São Paulo, quarta-feira, 03 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA SEM LIMITES

Nairóbi e Riad são possíveis alvos

Europa detém 18 suspeitos de elo com terror; EUA temem novo ataque

DA REDAÇÃO

As polícias britânica e francesa fizeram ontem a prisão de 18 suspeitos de ligações com o terrorismo, como resultado de diversas investigações conduzidas pelos dois países. Também ontem, Estados Unidos, Reino Unido e ONU lançaram alerta contra a possibilidade de novos atentados na Arábia Saudita e no Quênia nos próximos dias.
A polícia antiterror britânica fez 14 prisões em três regiões do país: quatro em Londres, seis em Cambridge e quatro na área de Birmingham. Segundo a polícia, as operações não têm conexão entre si e aparentemente também não há elos entre esses capturados e o suspeito preso em Gloucester na semana passada.
A Scotland Yard não revelou o nome de nenhum dos presos e informou que eles seriam acusados por suspeita de "envolvimento na encomenda, preparação ou incitação de atos terroristas".
O primeiro-ministro Tony Blair voltou a afirmar que o país está sob ameaça e precisa manter-se vigilante. "Estas pessoas estão operando em várias partes do mundo e não têm remorsos em tirar as vidas de inocentes."
A polícia francesa prendeu em Menton (sudeste do país) quatro homens por supostamente terem dado abrigo a um terrorista. Dois dos presos são argelinos, um é francês e o quarto é de nacionalidade desconhecida.
Segundo fontes da polícia, os quatro deram proteção a um terrorista que pertenceria a uma organização dirigida por um filho do terrorista Osama bin Laden.
Os EUA, a ONU e o Reino Unido lançaram alerta contra possíveis ataques terroristas marcados para esta semana em Riad (Arábia Saudita) e Nairóbi (Quênia). Segundo o porta-voz da embaixada americana em Nairóbi, Peter Claussen, a denúncia anônima foi feita anteontem.
Em Riad, as embaixadas britânica e americana informaram que mais ataques poderiam estar a caminho. De acordo com diplomatas, o condomínio Seder Village seria o alvo de um ataque evitado na semana passada -a polícia apreendeu um veículo carregado com mais de 1,2 tonelada de explosivos. Na operação, foi encontrada uma lista com os nomes de cinco condomínios que podem ser visados pelos terroristas.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Comentário: Criando terrorismo
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.