UOL


São Paulo, quarta-feira, 03 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA

Mel Gibson não mostra a cardeais controverso filme sobre a Paixão de Cristo
O ator e cineasta americano Mel Gibson cancelou de última hora a exibição a um grupo de cardeais católicos de seu polêmico filme "A Paixão de Cristo".
Com estréia marcada para fevereiro, o filme narra as 12 últimas horas da vida de Jesus Cristo e adota a versão de que foram os judeus os responsáveis pela crucificação. Entidades judaicas dos EUA criticaram o filme porque temem que ele desencadeie uma onda de anti-semitismo.
Em 1965, a igreja, no Concílio Vaticano 2º, desautorizou as versões da paixão que responsabilizam os judeus pela morte de Jesus. Gibson pertence a uma dissidência ultraconservadora do catolicismo que não reconhece as decisões do concílio.
A sessão para prelados a teólogos deveria ter ocorrido ontem, em Roma, mas, segundo a agência France Presse, a produtora do cineasta enviou uma mensagem a Roma e disse que o filme está sendo remontado para "suavizar cenas violentas".
A informação de que Gibson estaria "suavizando" o filme foi prestada ontem por porta-voz do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, patrocinador do evento.


Texto Anterior: Itália: Aprovada lei de TVs que favorece Berlusconi
Próximo Texto: Iraque ocupado: EUA caçam vice de Saddam e prendem 27
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.