São Paulo, quinta-feira, 04 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pressionado, Edwards desiste e elogia Kerry

DE WASHINGTON

O senador John Edwards (Carolina do Norte) anunciou formalmente ontem a retirada de sua pré-candidatura à Casa Branca.
De olho em uma possível oportunidade para ser o vice na chapa do Partido Democrata, Edwards, 50, afirmou que John Kerry merece a indicação do partido.
"As pessoas que votaram em mim querem um tipo diferente de política para o país. E a verdade é que John Kerry conseguiu o que merece", disse Edwards.
Um assessor disse que Edwards não recusaria, se convidado, a vaga de vice. Os democratas ainda consideram outros nomes, como o do governador do Novo México, Bill Richardson, por sua origem hispânica. Edwards não obteve nenhuma vitória nas votações de anteontem, na chamada "superterça", quando dez Estados votaram. Seu melhor resultado foi na Georgia, onde obteve 43% dos votos, contra 45% de Kerry.
Nos dois maiores Estados, Califórnia e Nova York, a votação de Edwards não ultrapassou os 20%.
Assim como Howard Dean, que abandonou a corrida há duas, Edwards cumpriu à risca as ordens da cúpula do Partido Democrata de "limpar o terreno" tão logo julgasse não ter mais chances.
Dentro dessa estratégia e refletindo o favoritismo e o "voto útil" em torno de Kerry, a escolha do candidato ocorreu em 44 dias, quando poderia ter se arrastado pelo menos até abril. (FCz)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Guerra sem limites: Presos de Guantánamo não terão direito a advogado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.