São Paulo, quinta-feira, 04 de março de 2004

Texto Anterior | Índice

CARIBE

Líder rebelde haitiano diz que vai desarmar-se

DA REDAÇÃO

Pressionado pelos EUA, o principal líder dos rebeldes haitianos, Guy Philippe, prometeu ontem desarmar suas forças e retirá-las das ruas de Porto Príncipe.
No lado institucional, a situação do país segue conturbada. O Legislativo está fechado, o novo presidente não aparece em público desde domingo, quando assumiu o cargo, e o premiê Yvon Neptune declarou "estado de emergência".
Segundo o premiê, o "estado de emergência" visa criar condições para se "restaurar a calma". Para Neptune, o país está funcionando "da melhor maneira que pode no momento". "Não há Legislativo. Os ministros estão escondidos. Eu estou no meu gabinete, mas minha capacidade de ação está severamente restrita", disse.
Após a renúncia de Jean-Bertrand Aristide, no último domingo, o presidente da Suprema Corte, Boniface Alexandre, assumiu a Presidência, mas a Constituição determina que a mudança seja aprovada pelo Legislativo.
Ontem, 120 soldados chilenos embarcaram para o Haiti onde integrarão a força multinacional de estabilização da ONU.

Protestos pró-Aristide
Três dias após a saída de Aristide, cerca de 2.000 pessoas, algumas armadas, fizeram um ato de apoio ao ex-presidente em frente ao palácio presidencial.
As milícias rebeldes circulam livremente por Porto Príncipe, enquanto as forças internacionais se limitam a proteger o aeroporto, a sede do governo e outros prédios públicos importantes. Até ontem, inúmeras execuções sumárias foram feitas pelos rebeldes.
Vários bairros da capital continuam sob o controle de partidários de Aristide. Ocorreram tiroteios entre os dois grupos no porto e na favela La Salines. Desde domingo, foram levados para o necrotério da capital 30 corpos.
A situação de Aristide continua indefinida. Ele permanece na República Centro-Africana, mas ainda não se sabe em que país ele ficará exilado.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Guerra ao terror: Terroristas chantageiam governo francês
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.