São Paulo, domingo, 04 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RELIGIÃO

Líder anglicano diz que igreja na Irlanda perdeu credibilidade

DA REDAÇÃO

O líder da Igreja Anglicana, o arcebispo Rowan Williams, afirmou em entrevista à BBC que irá ao ar amanhã que a Igreja Católica na Irlanda perdeu a credibilidade por sua conduta em relação aos escândalos sobre abusos sexuais de menores pelo clero.
Investigação do governo irlandês concluiu que a igreja escondeu "obsessivamente" casos de pedofilia envolvendo sacerdotes entre 1975 e 2004. Há duas semanas, o papa pediu perdão aos fiéis.
Segundo Williams, as denúncias causaram um "trauma corporativo colossal" na igreja. "Uma instituição tão ligada à vida da sociedade, perdendo de repente toda a credibilidade, não é problema apenas da igreja, mas de todos na Irlanda", afirmou.
Em reação, Diarmuid Martin, arcebispo de Dublin, disse que os comentários eram "desanimadores". No fim do dia, Williams ligou para Martin para expressar "profundo pesar" e pedir desculpas.
As relações entre as igrejas estão tensas desde o ano passado, quando o Vaticano acolheu anglicanos contrários à ordenação de mulheres. Em alguns meses, provavelmente setembro próximo, o papa irá ao Reino Unido.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Opinião: Deveria haver uma inquisição para o papa?
Próximo Texto: Iraque: Ataque a vilarejo sunita mata 24 ao sul de Bagdá
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.