São Paulo, Terça-feira, 04 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INDONÉSIA
ONU deve monitorar eleições em Timor Leste

das agências internacionais

A Indonésia decidiu permitir que uma missão policial da ONU atue em Timor Leste a partir de 10 de maio até que, em 8 de agosto, a população decida se quer a autonomia da ex-colônia portuguesa em relação a Jacarta.
Se Timor Leste rejeitar a proposta de autonomia, a Indonésia diz que vai conceder independência à região.
Questionado sobre o número de policiais estrangeiros que serão enviados a Timor, o tenente-coronel Roesmanhadi disse: "Ainda não sei. A instrução que eu recebi foi aumentar a segurança em Timor Leste".
O ministro das Relações Exteriores da Indonésia, Ali Alatas, deve assinar com Portugal o projeto de autonomia amanhã, em Nova York.
Em 75, após o fim do domínio colonial português, a região foi invadida pela Indonésia. No ano seguinte, o governo indonésio anexou Timor Leste, sem o reconhecimento da ONU.
Em janeiro passado, o governo da Indonésia surpreendeu a comunidade internacional ao afirmar que aceitaria a independência de Timor Leste, caso seu plano de autonomia fosse rejeitado pelos habitantes do território.
Desde então, os conflitos entre facções contrárias e favoráveis à independência têm se acirrado. Os separatistas acusam o governo da Indonésia de armar seus aliados.

Morte de manifestantes
O Exército da Indonésia disparou contra manifestantes na Província de Aceh (oeste), causando a morte de pelo menos 18 pessoas, segundo hospitais da região.
Milhares de pessoas promoviam um protesto contra a repressão militar quando o Exército indonésio abriu fogo contra a multidão.
O separatismo tem aumentado em Aceh, Província que possui importantes riquezas naturais, e o Exército tem intensificado sua repressão contra os separatistas.
O governador de Aceh -nomeado pelo governo central- pediu oficialmente a retirada do Exército e um estatuto de autonomia para a Província.


Texto Anterior: Arma secreta causa blecaute na Iugoslávia
Próximo Texto: Timor Leste, Kosovo e a hipocrisia européia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.