UOL


São Paulo, quarta-feira, 04 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRÃ NA MIRA

Putin pede que Teerã aceite inspeções nucleares, mas mantém ajuda a usina
O presidente Vladimir Putin anunciou ontem que a Rússia continuará auxiliando o Irã a construir uma usina nuclear na cidade de Bushehr (sul), mas exortou Teerã a submeter seu programa nuclear a inspeções internacionais.
Na segunda-feira, uma autoridade britânica que participou da cúpula do G8 (grupo dos sete países mais ricos do mundo mais a Rússia) em Evian (França) declarara que Putin iria suspender a ajuda nuclear ao Irã. A Rússia é o maior fornecedor do programa nuclear iraniano.
"Nós cooperamos com o Irã, nosso vizinho, e vamos continuar cooperando", afirmou Putin em uma entrevista no encerramento da cúpula. "Ao mesmo tempo, acreditamos que o papel decisivo na não-proliferação [de armas nucleares] deve ser da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica)... Insistimos que todo o programa iraniano, na esfera nuclear, deve ser colocado sob o controle da AIEA."
O G8 emitiu, segunda-feira, uma declaração na qual exorta o Irã a aceitar protocolos adicionais ao Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares da ONU, do qual o país é signatário. Ontem, o porta-voz da Chancelaria iraniana, Hamid Reza Asefi, voltou a rechaçar as acusações feitas pelos EUA de que o programa nuclear do Irã teria fins bélicos, dizendo que o objetivo é a produção de energia elétrica. (DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Direitos humanos: Tribunal adia decisão sobre nigeriana
Próximo Texto: Cúpula de Evian
G8: Chirac faz ataque aos EUA no final do G8

Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.