São Paulo, quinta-feira, 04 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CHOQUE DE AVIÕES

Aviso automático de colisão estava em manutenção quando Tupolev e Boeing se chocaram durante vôo

Alarme aéreo suíço estava desligado

DA REDAÇÃO

O sistema automático de alarme de colisão da Skyguide, empresa que faz o controle de tráfego aéreo na Suíça, estava desligado quando dois jatos se chocaram na segunda-feira, caindo em território alemão próximo à fronteira suíça. O acidente deixou 71 mortos. A Skyguide admitiu que fazia a manutenção do sistema no momento do choque.
Os aviões eram um Tupolev-154 da russa Bachkirian Airlines, com 69 pessoas a bordo -entre elas 58 estudantes que iam de férias para a Espanha-, e um Boeing-757 de carga da DHL, com dois tripulantes, que ia do golfo Pérsico para a Bélgica.
Os controladores de tráfego aéreo suíços deram o alarme ao piloto russo apenas 50 segundos antes do choque, mandando que ele diminuísse a altitude.
O piloto não reagiu de imediato e começou a fazer a manobra exatamente no momento em que o avião da DHL resolveu fazer a mesma coisa, alertado por seu próprio sistema de aviso contra colisões aéreas.
Funcionários da Skyguide admitiram também que um dos dois controladores de tráfego de plantão resolveu fazer uma pausa no trabalho e não estava em seu posto nos minutos que antecederam o acidente.
Desligar o sistema de alarme de colisão e deixar apenas um controlador de plantão são dois procedimentos que, isoladamente, não afetariam a operação de controle. As regras suíças, porém, indicam que ao menos dois controladores têm de ficar de plantão enquanto o sistema automático de alarme estiver desligado.
Anton Maag, chefe da torre de controle do aeroporto de Zurique, admitiu que houve um lapso nos protocolos de segurança.
Esses novos dados devem intensificar o conflito entre as autoridades de aviação russas e suíças, que vêm trocando acusações desde que os dois jatos colidiram a 11 mil metros de altitude.
Maag tem defendido a Skyguide e insistindo que a empresa deu ao piloto russo tempo suficiente para sair do curso de colisão.
Especialistas em aviação independentes dizem que os suíços tomaram procedimentos tecnicamente corretos, mas questionaram a razão de os controladores levarem tanto tempo para emitir o alerta. O Tupolev foi "entregue" pelos controladores alemães aos controladores suíços cinco minutos antes do acidente.
"Sabia-se que os aviões estavam em rotas que se cruzariam e sabia-se também que estavam na mesma altitude", disse David Learmount, editor da "Flight International", publicação britânica especializada em aviação.
Apesar de admitir que o aviso prévio de 50 segundos fosse suficiente, Learmount afirma que os suíços não deixaram nenhuma margem de erro para o piloto.
As caixas-pretas foram recuperadas por autoridades alemãs responsáveis pelas investigações. As autoridades suíças ainda não puderam fazer perguntas ao controlador de vôo, que estava excessivamente abalado com o acidente.

Recuperação dos corpos
Cerca de 140 parentes dos estudantes estão indo da República russa da Bachkiria, na região dos Urais, para ajudar a identificar os restos mortais. As equipes haviam resgatado 38 corpos até ontem.
Apenas os dois pilotos do avião de carga já tinham identificação positiva.
Khalyaf Ishmuratov, vice-premiê bachkir, disse que autoridades locais iriam acompanhar os parentes e médicos iriam dar apoio psicológico.
Dina Itkulova, 46, irmã do co-piloto Murat Itkulov, afirmou que estava ofendida com as insinuações de que os membros da tripulação do Tupolev tinham cometido erros e de que eles não dominavam de maneira satisfatória a língua inglesa, usada internacionalmente nas operações de controle de tráfego aéreo.
"O inglês de meu irmão não era impecável, mas ele tinha um conhecimento muito bom da língua", disse ela.
O premiê da Rússia, Mikhail Kassianov, afirmou que "o acidente nada tem a ver com as normas de segurança em vigor nos aviões russos", pois elas seriam tão severas quanto as outras do resto da Europa.
Segundo ele, as aeronaves que não seguem a normas européias apenas sã usadas apenas em vôos internos na Rússia.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Muro das Lamentações tem mancha de água
Próximo Texto: Novidade: Paris terá praia com palmeiras e areia à margem do Sena
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.