São Paulo, segunda-feira, 04 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Blitz chavista tem foto, passeata e Twitter

Governistas procuram demonstrar normalidade após revelação de que presidente se trata de câncer em Havana

Ato reúne milhares de apoiadores em Caracas, que são acompanhados em tempo real por ele a partir da rede social

Governo de Cuba/France Presse
Foto mostra Hugo Chávez caminhando em Havana,onde faz tratamento de câncer, entre seu médico (à esquerda) e seu chanceler, Nicolas Maduro

FLÁVIA MARREIRO
DE CARACAS

O governo da Venezuela exibiu ontem em cadeia nacional de rádio e TV uma marcha multitudinária de apoiadores do chavismo acompanhada por ministros e alentada, a partir de Havana e pela internet, pelo convalescente presidente Hugo Chávez.
Foi mais um movimento para cessar o debate sobre um eventual vazio de poder enquanto Chávez se recupera de uma operação para retirar um tumor em Havana _sua ausência do país completa um mês amanhã.
O presidente descarta passar o poder temporariamente ao vice, Elias Jaua, e diz manter o comando da nação.
Ontem, o opositor e prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, afirmou que Chávez "não pode governar de uma clínica em Havana".
Já o jornalista e expoente da oposição, Teodoro Petkoff, acusou Jaua de assumir o governo "de fato".
No centro de Caracas, milhares de jovens apoiadores do governo marcharam para comemorar os 200 anos da declaração de independência da Venezuela, cujo festejo principal será uma parada militar amanhã. "Agora um grito bem forte para ser ouvido em Havana", pedia uma das animadoras.
Dirigentes estudantis e ministros e o vice Jaua discursaram pedindo pela saúde de Chávez e jurando fidelidade ao governo.
O presidente agradeceu aos seguidores por meio de conta no Twitter. "Fazendo meus exercícios diários e recebendo essa banho de amor que me chega da Grande Marcha da Juventude".
Foi seu dia mais ativo na rede social desde que se operou, em 10 de junho, com seis mensagens, incluindo uma para animar a seleção venezuelana que enfrentou a brasileira ontem pela Copa América: "Tremei, Brasil".
A TV estatal exibiu um novo vídeo de Chávez em Havana, ao lado das filhas e do chanceler Nicolás Maduro.
Mais magro, com camisa da seleção de beisebol de mangas curtas, o presidente aparece caminhando num jardim e conversando.
Os meios estatais também divulgaram que anteontem Chávez teve reunião de trabalho com ministros, entre eles Rafael Ramírez, o presidente da estatal petroleira PDVSA, o caixa do país.

OPERAÇÃO A TEMPO
Em entrevista à TV, o chanceler Maduro negou que Chávez sofra de câncer de intestino ou cólon e afirmou que cirurgia feita no mandatário no mês passado conseguiu retirar o "tumor completo e a tempo".
Na quinta, quando revelou que tinha a doença, o presidente não precisou que órgãos ou tecidos foram atingidos pelo tumor.
O ministro afirmou que o o país terá a informação "necessária" a respeito da evolução de Chávez.
Já o vice Jaua afirmou ao jornal "El Universal" que não é obrigação legal do presidente detalhar seu estado de saúde à nação.


Texto Anterior: FOLHA.com
Próximo Texto: Ex-líder estudantil, vice se torna o rosto do regime
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.