São Paulo, segunda-feira, 04 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vazamento de oleoduto atinge parque de Yellowstone nos EUA

Centenas de moradores foram retirados temporariamente de casa

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um oleoduto subterrâneo da petroleira ExxonMobil se rompeu ontem e derramou milhares de litros de petróleo nas águas do rio Yellowstone, em Montana, nos Estados Unidos.
No centro-sul do Estado, centenas de moradores foram retirados temporariamente de suas casas, localizadas a até 32 km do vazamento. Há temores de que o derrame atinja o Parque Nacional de Yellowstone, um dos mais famosos patrimônios naturais dos EUA.
Segundo Pam Malek, porta-voz da ExxonMobil, houve o vazamento de 750 a 1.000 barris de petróleo, por cerca de meia hora, antes do cano danificado ser fechado. Outro funcionário da Exxon estimou o vazamento em até 159 mil litros de petróleo.
A princípio, autoridades ambientais disseram que o acidente preocupa, mas não tem grandes proporções.
O óleo derramado formou uma mancha que desce pelo rio a cerca de 10 km/h e forçou o fechamento de canais de abastecimento de água. Equipes de limpeza despejaram material absorvente na água para reduzir a mancha.
Na fronteira com Dakota do Norte, o rio Yellowstone deságua no rio Missouri. "Os responsáveis irão recuperar o rio", disse o governador de Montana, Brian Schweitzer. Duane Winslow, diretora do Yellowstone, disse que a mancha estava se dissipando.


Texto Anterior: Grécia deve ter perda de soberania, diz ministro
Próximo Texto: Brasil envia militares a 6 embaixadas de 'alto risco'
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.