São Paulo, domingo, 04 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

TURQUIA

Parlamento abole a pena de morte e fortalece direitos para entrada na UE

O Parlamento da Turquia aboliu a pena de morte em tempo de paz como parte de um pacote de reformas para preparar o país para uma eventual entrada na União Européia (UE). "Europa, estamos chegando!", foi a manchete do jornal "Milliyet".
As reformas incluem ainda o fim de punição a críticas às Forças Armadas e outros pilares do establishment turco. O tráfico de pessoas recebeu legislação especial para combatê-lo, e restrições ao uso da língua curda em educação e nos meios de comunicação foram atenuadas.
Comunicado da UE elogiou o pacote, mas disse que ele deve ser "analisado cuidadosamente" e que "muito depende de sua implementação prática nos próximos meses".
A Turquia espera que a UE marque uma data até o final do ano para o início das negociações sobre a entrada do país no bloco. Ancara espera que isso traga investimentos à estagnada economia do país.


Texto Anterior: Jurista quer criação de assembléia dos povos
Próximo Texto: Angola: Governo diz que Unita dissolveu ala militar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.