São Paulo, sábado, 04 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Férias nos EUA geram críticas contra Sarkozy

DO FINANCIAL TIMES

Há tempos New Hampshire tem sido o Estado escolhido pelos candidatos à Presidência dos EUA para descansar. Agora o pequeno Estado da região da Nova Inglaterra, no nordeste do país, se tornou também o destino de férias do presidente francês.
Nicolas Sarkozy deixou Paris ontem para uma estadia de duas semanas em Wolfeboro, uma pequena cidade à beira de um lago. Não se sabe por que Sarkozy escolheu Wolfeboro, mas passar suas férias de verão do outro lado do Atlântico provocou críticas na França.
Embora muitos presidentes franceses desfrutem de suas férias em outros países, os políticos franceses gostam de enfatizar que eles passam seu recesso no próprio país. Sarkozy passou os últimos três verões em Arcachon, no sudoeste da França.
O jornal "Le Monde" argumenta que a viagem reflete a promessa de Sarkozy de melhorar as relações franco-americanas, fortemente abaladas em 2003, quando Paris se opôs à invasão do Iraque.
Segundo revelou o diário "Boston Globe" na quinta-feira, o presidente alugou a mansão de um ex-funcionário da Microsoft no lago Winnipesaukee. O francês "Le Parisien" conta que a casa tem uma praia particular, marina, spa, cinema e salas de videogame.
A cidade fica próxima à residência de verão do presidente dos EUA, George W. Bush, em Kennebunkport, no Estado do Maine.


Texto Anterior: CPI francesa investigará acordo com Líbia
Próximo Texto: Roma estabelece rua gay oficial, em resposta ao beijo proibido no Coliseu
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.