São Paulo, sábado, 04 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Roma estabelece rua gay oficial, em resposta ao beijo proibido no Coliseu

DO "FINANCIAL TIMES"

Uma rua de paralelepípedos no centro de Roma tornou-se, por decreto da câmara municipal, a eterna "rua gay" da cidade. É a primeira do gênero na Itália católica.
Dois quarteirões de bares e restaurantes que levam ao Coliseu, uma das principais atrações turísticas da cidade, serão fechados ao tráfego das 21h às 2h, de quinta a sábado, e destinados à recreação de homossexuais romanos.
A decisão foi tomada dois dias depois de um casal de homens ter sido preso por se beijar em frente ao Coliseu. A prisão provocou uma avalanche de protestos. A Câmara Municipal, de centro-esquerda e sensível ao voto cor-de-rosa, respondeu com a criação da rua gay.
O fim da via San Giovanni, que termina no Coliseu, é uma área gay há anos. Na inauguração da rua, três ministros da coalizão de centro-esquerda italiana, todos de partidos não-católicos, ficaram ombro a ombro com autoridades municipais e líderes do movimento gay.
Mas, na comunidade gay, há críticos preocupados com a possibilidade de a rua tornar-se um gueto homossexual. "Estamos felizes que a cidade tenha nos reconhecido oficialmente", disse Tiziana, funcionária do bar gay Coming Out. "Talvez isso seja um gueto, mas em todos os outros lugares recebemos olhares estranhos."
A hierarquia da Igreja Católica permaneceu em um silêncio, mas a oposição de direita na Câmara não. "Essa situação beira a indecência", afirmou Fabrizio Mollicone, vereador da pós-fascista Aliança Nacional. "À noite, atos sexuais são consumados nas mesas de restaurantes fechados e mesmo nos corredores dos prédios".
A Aliança está recolhendo assinaturas de moradores para uma petição contra o status oficial de rua gay.


Texto Anterior: Férias nos EUA geram críticas contra Sarkozy
Próximo Texto: EUA reavaliarão programa que liberou ponte que caiu
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.