São Paulo, domingo, 04 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itamaraty diz não ter acesso a brasileira ilhada

DA REDAÇÃO

O Itamaraty divulgou ontem uma nota à imprensa para explicar a situação da brasileira Wanda Campos, que está isolada em um apartamento no Quarteirão Francês, em Nova Orleans. Em reportagem publicada ontem na Folha, Campos disse que está presa, com medo de assaltantes e invasões, e fez um pedido de resgate ao presidente Lula.
Após o apelo da brasileira, o Itamaraty respondeu que o prédio onde ela vive está numa área isolada pelo Exército americano, a que as autoridades brasileiras não têm acesso.
O Ministério das Relações Exteriores afirma que, antes mesmo do apelo da brasileira, já tentava resgatá-la. "O Itamaraty comunicou oficialmente em 1º de setembro ao Escritório de Crise do Departamento de Estado o nome da brasileira com pedido de evacuação urgente", diz a nota.
Segundo o comunicado, Campos estaria em contato com a Divisão de Assistência Consular desde o dia 31 de agosto. A brasileira informou que ela e seu companheiro estão apreensivos com a insegurança e o isolamento.
A Divisão de Assistência pediu ajuda urgente ao Consulado-Geral do Brasil em Houston. "Wanda Campos confirmou, no final da tarde de 1º de setembro, haver recebido telefonema do embaixador Carlos Alberto Pimentel, cônsul-geral do Brasil em Houston", afirma a nota.
O consulado disse estar enviando uma missão de assistência a um local próximo à área afetada.


Texto Anterior: Katrina cancela filmagens e mobiliza artistas
Próximo Texto: De Fidel a Putin, ofertas de ajuda se multiplicam
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.