São Paulo, domingo, 04 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Furacão também é desculpa para fraudes virtuais

DA REPORTAGEM LOCAL

Assim como a rede ajuda a informação numa situação como a de um desastre das proporções do causado pelo Katrina, ajuda também os que querem ganhar dinheiro de maneira fraudulenta. Caixas de entrada de computadores do mundo inteiro foram inundadas com mensagens eletrônicas maliciosas de duas categorias.
A primeira pede ajuda financeira para as vítimas do furacão Katrina. Nesse quesito, existem duas variações, a que exige os dados bancários e pessoais dos doadores -que depois serão vítimas de golpes bancários- e a que simplesmente aponta uma conta de uma fundação-"laranja", que receberá o dinheiro doado por alguns dias e que, logo depois, provavelmente desaparecerá. Ambos os golpes foram muito comuns já na época do maremoto que atingiu a Ásia, segundo autoridades norte-americanas.
Já a segunda categoria de fraude existe desde que surgiu o e-mail e volta sempre com nova roupagem. No caso do Katrina, o internauta recebe uma mensagem com títulos atrativos em seu interior, como "fotos exclusivas e proibidas das vítimas do furacão", e um link, que o levará a instalar, sem saber, um vírus em seu próprio computador. Está feito o estrago. (SD)


Texto Anterior: Tragédia nos EUA: Na dúvida, mundo se informa por blogs
Próximo Texto: Tarefa monumental de recuperação aguarda moradores de Nova Orleans
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.