São Paulo, segunda-feira, 04 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-líder iraniano diz nos EUA que país incentiva o terrorismo

DA REDAÇÃO

Em sua primeira aparição na visita de duas semanas que faz aos EUA, o ex-presidente iraniano Mohammad Khatami disse anteontem, na cidade de Rosemont, que a atual política externa americana incentiva o terrorismo e a violência. "Enquanto os EUA afirmam combater o terrorismo, implementam políticas que intensificam o terrorismo e institucionalizam a violência", disse.
Khatami, a maior autoridade iraniana a visitar os EUA desde o fim das relações diplomáticas entre os dois países, em 1979, deu a declaração na convenção anual da Sociedade Islâmica da América do Norte, no Estado de Illinois.
Falando a milhares de pessoas, ele disse que os muçulmanos americanos, "por meio de uma participação ativa na arena social", podem "salvar a opinião pública da ignorância".
O iraniano disse que os EUA são "uma grande nação" e que, como presidente, foi um dos primeiros líderes mundiais a condenar os ataques de 11 de Setembro. "Eu sabia que aquele inferno apenas intensificaria o extremismo." Khatami chegou aos EUA na quinta e ainda discursará nas Nações Unidas e em universidades.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Irã reitera a Annan que não suspende projeto nuclear
Próximo Texto: Produção de ópio quebra recorde no Afeganistão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.