UOL


São Paulo, terça-feira, 04 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESPANHA

Navio estava contaminado

Vírus faz fronteira com Gibraltar ser fechada

DA REDAÇÃO

A Espanha fechou a sua fronteira com Gibraltar pela primeira vez em 18 anos. A medida foi tomada para evitar a entrada no território espanhol de passageiros de um cruzeiro britânico contaminados por um vírus contagioso.
Após 13 horas e em meio a protestos do Reino Unido -Gibraltar é território britânico-, a Espanha reabriu a fronteira.
Cerca de 400 passageiros do navio britânico Aurora foram infectados pelo norovírus durante cruzeiro que partiu de Southhampton (Reino Unido) com destino ao Mediterrâneo. O barco leva ao todo 1.900 turistas. Um deles teria embarcado infectado pelo vírus em Southhampton.
Na sexta-feira, os passageiros e os tripulantes do navio foram impedidos de desembarcar no porto de Pireus, na Grécia, devido ao temor da propagação do vírus, que causa diarréia, vômitos e náusea. Após pouco mais de 24 horas, os sintomas passam.
Em Gibraltar, apenas 11 passageiros continuavam doentes. Apenas eles não receberam permissão para desembarcar no rochedo, localizado na entrada do Mediterrâneo. O navio já partiu de volta para Southhampton.
A Espanha decidiu proibir que qualquer pessoa que estivesse em Gibraltar pudesse passar para o lado espanhol. "Os cidadãos espanhóis não podem correr riscos", disse a ministra da Saúde espanhola, Ana Pastor.
O chanceler britânico, Jack Straw, considerou a medida do governo espanhol "desnecessária e desproporcional". Ele acrescentou que pediria explicações à Chancelaria espanhola.
Forças britânicas capturaram Gibraltar da Espanha em 1704. Nove anos depois, os espanhóis cederam formalmente o rochedo ao Reino Unido. Porém nunca desistiram de recuperá-lo.
Em 1969, o ditador Francisco Franco fechou a fronteira. Ela só foi reaberta em 1985, dez anos após a sua morte.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Oriente Médio: Pesquisa européia indica Israel como ameaça à paz e irrita país
Próximo Texto: Panorâmica - Arábia Saudita: Polícia diz ter matado dois da Al Qaeda
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.