São Paulo, quinta-feira, 04 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Preciso de apoio", diz Bush a eleitores de Kerry


Presidente diz que trabalhará para merecer apoio dos opositores

Apenas no fim da manhã a reeleição foi dada como certa



DA REDAÇÃO

O presidente dos EUA, George W. Bush, prometeu ontem no seu discurso da vitória que vai "lutar essa guerra contra o terror com todos os recursos de nossa força nacional".
"Eu preciso do apoio de vocês e trabalharei para merecer isso", afirmou o presidente em mensagem direcionada para os 55 milhões de eleitores do senador democrata John Kerry. "Entramos na temporada da esperança."
Bush fez o discurso diante de milhares de simpatizantes, cerca de uma hora depois de o seu rival ter reconhecido a derrota.
A reeleição dá ao presidente um novo mandato para que ele prossiga com a ocupação no Iraque, além de uma agenda conservadora, com os cortes de impostos e a possibilidade de nomear um ou mais juízes para a Suprema Corte americana.
Bush também presidirá com uma maioria ainda mais ampla no Congresso. Os republicanos cresceram tanto na Câmara dos Deputados como no Senado.
O vice-presidente Dick Cheney disse que a vitória deve ser traduzida em um mandato para Bush aplicar as suas políticas. Ele não deu detalhes.
O presidente fez um esboço de sua agenda para o segundo mandato no seu discurso de ontem, falando em reformar um "ultrapassado código tributário", disse que examinará a seguridade social e defenderá "os mais profundos valores da família e da fé".
O discurso começou com o presidente agradecendo o telefonema de Kerry, horas antes, para reconhecer a derrota.
Assessores dos dois candidatos disseram que eles concordaram que é preciso cicatrizar as divisões do país após a campanha.
Uma fonte do Partido Democrata informou que o presidente disse a Kerry no telefonema que o rival era um honesto, duro e honrado oponente.
Os dois conversaram pouco depois de o chefe da equipe de governo na Casa Branca, Andy Card, ter declarado Bush vencedor, acrescentando que o presidente estava dando um tempo para Kerry decidir quais passos devem ser tomados.
No discurso da vitória, Bush acrescentou: "Os eleitores que foram às urnas em comparecimento recorde nos deram uma vitória histórica".
"Um novo mandato é uma nova oportunidade para atender a toda a nação. Temos um país, uma Constituição e um futuro que nos une", disse Bush, acompanhado de sua mulher, suas duas filhas e de Cheney em Washington.
O presidente amanheceu ontem sem saber ainda que era presidente. No início da noite de anteontem, sua vitória ainda era incerta e o clima nos seus comitês de campanha era de apreensão.
Conforme foram sendo divulgados os resultados ao longo da madrugada, Bush e seus assessores começaram a ficar otimistas, especialmente porque as notícias que chegavam da Flórida e de Ohio -dois Estados considerados chaves para a vitória- eram de que o presidente ganharia.
Porém apenas de manhã Bush teve um cenário mais certo, com a vitória na Flórida garantida por uma ampla vantagem. O temor era que em Ohio, onde a diferença não era tão grande, a eleição acabasse indo parar nos tribunais.
No final da manhã, Bush e seus assessores já davam a vitória como certa e aguardavam apenas a manifestação de Kerry reconhecendo a derrota.

Com agências internacionais


Texto Anterior: Flórida tira a roupa de Terceiro Mundo após ser motivo de chacota
Próximo Texto: Frases
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.