São Paulo, quinta-feira, 04 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quatro governos de Estado trocam de mãos

DA ASSOCIATED PRESS

Os governos de quatro Estados americanos trocaram de mãos na eleição de anteontem, deixando republicanos com 28 governadores e a chance de eleger mais um, em Washington, onde resultados ainda estavam indefinidos ontem.
Os republicanos tiveram duas vitórias no meio-oeste, ganhando o controle em Missouri e Indiana, antes nas mãos do Partido Democrata. Os democratas, em compensação, tiraram Montana e New Hampshire do controle do Partido Republicano.
Onze Estados estavam em disputa. No total, o Partido Democrata controla 21 Estados.
"Isso dá a eles o direito de se gabar. O Partido Republicano pode argumentar que tem legitimidade, particularmente quando o status quo dos governos de Estado é combinado com a reeleição do presidente Bush e os ganhos republicanos no Congresso", disse Alan Rosenthal, professor de ciência política na Universidade de Rutgers.
O problema, segundo analistas, é que, após quatro anos de dificuldades financeiras, a maior parte dos governadores terá problemas para aquecer as economias de seus Estados e criar empregos.
Democratas e republicanos gastaram pelo menos US$ 20 milhões nas campanhas para os 11 Estados, além dos milhões gastos em campanhas individuais.

Indefinição
No Estado de Washington, território democrata há muitos anos, os candidatos Dino Rossi, republicano, e Christine Gregoire, democrata, deverão ter de esperar a contagem de vários milhares de votos provisórios e enviados pelo correio para conhecer o vencedor.


Texto Anterior: Conservadorismo marca resultado de plebiscitos
Próximo Texto: Imperiais: Latinos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.