São Paulo, segunda-feira, 04 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MISTÉRIO EM LONDRES

Ex-espião russo ia chantagear patrícios corruptos, diz jornal

DA REDAÇÃO

O ex-espião russo Alexander Litvinenko, morto misteriosamente em Londres por envenenamento com substância radioativa, estava empenhado em chantagear pessoas envolvidas em corrupção no Kremlin, no serviço de inteligência russo e na empresa petrolífera Yukos.
A informação foi publicada pelo jornal britânico "Observer", a partir de documentos em poder de uma estudante russa radicada em Londres, Julia Svetlichnaya, a quem Litvinenko enviou uma centena de e-mails e a quem confidenciou seus planos.
O "Observer" também diz ter apurado que os serviços britânicos de inteligência e o FBI, polícia federal americana, entrevistaram nos Estados Unidos um outro ex-agente russo que teria relatado a existência do plano de Litvinenko de chantagear russos poderosos.
Segundo Svetlichnaya, o ex-espião enfrentava dificuldades financeiras. Uma das fotos que ele passou a ela, e que o "Observer" reproduz, o mostra ao lado de Anna Politkovskaya, jornalista russa assassinada em outubro, em Moscou, e autora de reportagens que ligavam o presidente Vladimir Putin às barbaridades na Tchechênia.
Outro jornal britânico, o "Sunday Times", afirma que o presidente Putin se irritou com o governo britânico por ter permitido que a carta supostamente ditada pelo ex-espião fosse lida a jornalistas logo depois de sua morte. Nela, ele responsabilizava Putin por seu assassinato.
O ministro britânico do Interior, John Reid, disse ontem que as investigações sobre a morte do ex-espião serão feitas "dentro e fora" do Reino Unido.
Um grupo de nove policiais britânicos embarcará hoje para Moscou, para se avistar com pessoas que tiveram contato com Litvinenko, diz a Reuters, citando informantes do governo.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Artigo: Pinochet e Chile - uma relação inapresentável
Próximo Texto: Filipinas: Mortos e desaparecidos por tufão passam de mil, diz governo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.