São Paulo, terça-feira, 05 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TENSÃO NUCLEAR

Irã afirma contar com Brasil para conseguir combustível

DA REDAÇÃO

O governo iraniano afirmou ontem que o Brasil, o Japão e a Turquia estão dispostos a colaborar no suprimento de combustível nuclear caso as potências negociadoras se recusem a fornecê-lo, afirmou ontem o porta-voz da Chancelaria, Ramin Mehmanparast.
Em declarações à agência oficial de notícias Ilna, Mehmanparast disse que o Irã prepara prepara novas medidas caso os países negociadores (EUA, Rússia, França, Reino Unido, Alemanha e China) se recusem a colaborar dentro do prazo de um mês, limite estabelecido anteontem por Teerã.
As potências ocidentais acusam o Irã de ocultar, dentro de seu programa nuclear civil, a intenção de desenvolver armas atômicas, acusação sempre negada por autoridades de Teerã.
Em novembro, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), da ONU, condenou Teerã pela construção de uma nova central nuclear. Naquela ocasião, o Brasil, que tem defendido o direito do Irã de desenvolver seu programa nuclear, se absteve de votar.


Texto Anterior: Entrevista - Bruce Riedel: "Não há solução "made in USA" para o Iêmen"
Próximo Texto: Gripe Suína: Compra excessiva de vacinas causa crise política na França
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.