São Paulo, quarta-feira, 05 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SUCESSÃO NOS EUA / O PRIMEIRO NOME

Hillary vence em Ohio e ganha fôlego; McCain consegue a vaga republicana

Triunfos em Ohio e Rhode Island mantêm senadora na disputa por indicação democrata à Casa Branca

Votações de ontem indicam que McCain tem os 1.191 delegados necessários entre os republicanos, e rival anuncia que deixa corrida


SÉRGIO DÁVILA
ENVIADO ESPECIAL A SAN ANTONIO (TEXAS)

Hillary Clinton venceu as prévias eleitorais em Ohio e Rhode Island. Os feitos, principalmente no primeiro Estado, rico em delegados, mantêm a pré-candidata na disputa pela vaga democrata na corrida sucessória norte-americana. Marcam ainda o fim das vitórias consecutivas, 12, que acumulava o seu concorrente. Ontem, o senador Barack Obama levou Vermont. Dos quatro Estados em disputa, o Texas continuava sua apuração até a conclusão desta edição.
Do lado republicano, ao vencer em todos os Estados ontem, o senador republicano John McCain encerrou a disputa e se confirmou como o candidato da situação à sucessão de George W. Bush, em novembro.
Segundo projeções da emissora CNN, ainda, pesquisas de boca-de-urna davam uma clara liderança de Hillary Clinton entre o eleitorado latino texano. De acordo com o levantamento, 64% dos hispânicos escolheram a senadora, ante 32% que optaram por Obama. É um indicativo importante num Estado em que esses representam 36% da população e 25% dos adultos votantes. Os mesmos levantamentos indicavam uma virada de Hillary entre eleitores que decidiram votar na última hora, uma vantagem de 23 pontos percentuais entre os que resolveram votar nos últimos três dias no Texas.
Aos gritos do público de "Yes, we will" (sim, nós vamos), uma referência ao "Yes, we can" (sim, nós podemos) celebrizado por Obama, Hillary fez seu discurso de agradecimento em Columbus, Ohio, no final da noite de ontem. "Todo o mundo aqui em Ohio e nos EUA que já foi excluído mas se recusou a ficar de fora, essa [vitória] é para vocês", começou ela. "Esse país está ressurgindo, assim como essa campanha."

Denúncias no Texas
No final da noite de ontem, no Texas, o comando da campanha de Hillary convocou uma teleconferência para fazer denúncia de irregularidades e intimidação por parte de militantes de Barack Obama em "caucus" (assembléias partidárias) no Estado, talvez num prenúncio de disputas judiciais que ameaçam atrasar a definição do vencedor no Estado.
Segundo uma das funcionárias da campanha da ex-primeira-dama, houve casos em que o senador foi declarado vencedor de um distrito eleitoral sem que houvesse uma clara maioria ou em que militantes de Hillary foram proibidos de entrar e votar. Bob Bauer, advogado da campanha de Obama, interrompeu a entrevista para dizer que se tratava de manobra dos concorrentes.
Parte da culpa é do complicado processo eleitoral democrata texano, apelidado de "primacaucus" e composto de duas fases iniciais. Na primeira, eleitores democratas, republicanos ou independentes comparecem às urnas e escolhem parte dos delegados que votarão em um dos dois pré-candidatos democratas.
Na segunda, os mesmos eleitores podem participar de "caucus" (assembléias eleitorais), que escolhe outra parte dos delegados. Os "caucus" são por definição eventos menos rígidos e controlados, nos quais cálculos são feitos por contagem de cabeças e vencedores, declarados por maioria.


Texto Anterior: Reunião com Correa hoje será ato de desagravo
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.