São Paulo, quinta-feira, 05 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

Irã compara Obama a Bush e adverte Israel sobre ataque

DA REUTERS

Na contramão da distensão ensaiada entre os EUA e o Irã desde a posse de Barack Obama, o líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, acusou ontem o novo presidente americano de seguir "o mesmo caminho errado" que seu antecessor George W. Bush ao supostamente apoiar Israel no conflito com os palestinos.
"[Os EUA] nunca interromperam seu apoio ao regime sionista e aos seus crimes (...). Até o novo presidente, que chegou prometendo mudança em relação a Bush, defende o terrorismo de Estado ao manifestar seu compromisso incondicional com a segurança de Israel", disse Khamenei.
O aiatolá também defendeu a "resistência armada" como única saída dos palestinos contra Israel, maior aliado da Casa Branca no Oriente Médio -região onde Obama pretende implementar uma política mais conciliadora com inimigos dos EUA como Síria e Irã.
O Irã, acusado pela Casa Branca de fornecer armas e dinheiro ao grupo radical Hamas, é contra a solução de dois Estados, que norteia as negociações de paz desde os Acordos de Oslo, em 1993.
Hillary, em sua primeira visita oficial à Cisjordânia, respondeu acusando Khamenei de "se intrometer" nos assuntos palestinos.
Em mais declarações que contrariam o atual apaziguamento nas tensões entre Washington e Teerã, rompidos há trinta anos, o principal chefe militar iraniano, Mohamad Ali Jafari, advertiu ontem que o Irã "possui mísseis de longo alcance capazes de alcançar as usinas nucleares israelenses".
Israel ameaçou nos últimos meses bombardear as instalações nucleares iranianas, suspeitas de fabricar uma bomba atômica -o que Teerã nega. O novo premiê israelense, Binyamin Netanyahu, defende abertamente o uso da força para paralisar o programa nuclear do Irã.


Texto Anterior: Governo e campo selam acordo parcial na Argentina
Próximo Texto: Ásia Central: Paquistão prende 20 pessoas por ataque a time de críquete
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.