São Paulo, quinta-feira, 05 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VIOLÊNCIA NO MÉXICO

Corrupção nos EUA ajuda tráfico de droga, diz Calderón

DA REDAÇÃO

O presidente do México, Felipe Calderón, cobrou dos EUA de Barack Obama compromisso cabal na luta antidrogas, "problema comum" dos países cujas causas incluem "corrupção de autoridades americanas" e o tráfico de armas vindas do vizinho.
Apesar de identificar "boa intenção" na nova Casa Branca, Calderón afirmou que sanar o problema "depende de uma mudança de atitude da sociedade e do governo" dos EUA, campeão no consumo de drogas.
Segundo ele, o México, que vive escalada da violência principalmente na fronteira, apreendeu armas do Exército dos EUA com traficantes.
"O tráfico nos EUA obedece a um fenômeno de corrupção de autoridades americanas. Quero saber quantas autoridades foram levadas a julgamento por esse tema", disse ele à agência France Presse, e citou a prisão de funcionários de alto escalão mexicano por corrupção. Em relatório recente, o Departamento de Estado apontou a corrupção como desafio para a ação antidrogas no México.
Ontem, o Exército mexicano anunciou que na próxima semana substituirá a polícia local, o efetivo de cadeias e autoridades de trânsito em Ciudad Juárez, a cidade mais violenta do México, na fronteira com El Paso (Texas).
Há duas semanas, o chefe de polícia renunciou após exigência de traficantes. Ontem, uma disputa entre cartéis deixou 20 mortos numa prisão próxima à cidade.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Caracas será tema de Lula e Obama, diz venezuelano
Próximo Texto: Venezuela congela estatização de banco
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.