São Paulo, quinta-feira, 05 de março de 2009

Texto Anterior | Índice

BOLÍVIA

Congressista dos EUA pede a Obama diálogo com La Paz

DA REDAÇÃO

A maior autoridade da Câmara dos Representantes (deputados) dos EUA para as relações com as Américas, o democrata Eliot Engel, pediu ao governo Obama que inicie imediatamente diálogo de alto nível com a Bolívia para retomar a cooperação antidrogas. Pediu ainda que o país andino volte a fazer parte de um programa de benefício a exportações, pondo fim à suspensão decretada pelo governo anterior.
Engel, presidente do subcomitê para o Hemisfério Ocidental da Casa, também exigiu do governo Evo Morales o fim da retórica anti-EUA. "Minha mensagem para Morales foi a mesma nos dois encontros que tivemos: me ajude a te ajudar". "A Bolívia é soberana e não é necessária a presença de nossos agentes antidrogas lá. Mas a maneira como foram expulsos foi lamentável."
O apelo foi criticado pelo republicano mais graduado da instância, Connie Mack, que sublinhou as relações "perigosas" de La Paz com Caracas e Teerã.
A participação de países no ATPDEA, o programa de benefício de exportações aos EUA, está vinculado ao sucesso da ação antidrogas -George W. Bush afirmou que La Paz falhou, e o diagnóstico, a princípio, foi endossado pelo governo atual.


Texto Anterior: Venezuela congela estatização de banco
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.