São Paulo, sábado, 05 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eleições na Escócia são marcadas por atraso e votos anulados

DA REDAÇÃO

As eleições regionais para o Parlamento escocês, que deram vitória histórica ao Partido Nacional Escocês (SNP), foram marcadas por atrasos possivelmente causados pelo novo sistema eletrônico de contagem de votos e por cerca de 100 mil votos inutilizados por problemas técnicos, ou 5% do total dos votos registrados. Os eleitores atribuíram a confusão a problemas técnicos e à dificuldade de preencher as cédulas.
A Comissão Eleitoral prometeu um inquérito independente para descobrir as causas dos problemas nas eleições escocesas, definidas por jornais britânicos como "um fiasco".
O líder do SNP, Alex Salmond, afirmou que, se ele se tornar o primeiro-ministro do Parlamento escocês, também pedirá uma investigação independente. Ele criticou a decisão de convocar eleições parlamentares no mesmo dia em que os eleitores escolheram os representantes locais, o que confundiu algumas pessoas. O escocês e trabalhista Gordon Brown, provável substituto de Tony Blair, mostrou-se irritado com o caso, mas disse que não iria pedir novas eleições.


Texto Anterior: Partido de Blair sofre derrotas em pleito
Próximo Texto: Diplomatas do Irã e dos EUA têm breve encontro no Egito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.