São Paulo, sábado, 05 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em clima "amistoso", Bush janta com Chirac

DA REDAÇÃO

Na tentativa de melhorar sua imagem na Europa e obter apoio para a ocupação do Iraque, o presidente George W. Bush janta hoje com o seu colega francês, Jacques Chirac, em Paris.
Bush chega hoje à França para as celebrações do 60º aniversário do Dia D (desembarque das tropas aliadas na Normandia, em 1944).
O encontro desta noite está sendo considerado "amistoso" pelos líderes. A relação entre os dois países está estremecida desde que a França liderou a oposição mundial à Guerra do Iraque e ameaçou usar seu poder de veto na ONU contra a invasão.
No entanto, em campanha para atrair maior apoio externo, Bush disse que Chirac é seu "amigo" e que nunca esteve bravo com a França. "Nem sempre meus amigos concordam com as decisões que tomo", disse. "[Jacques] Chirac deixou claro que não acreditava que o uso da força militar [no Iraque] era necessário, e nós discutimos isso como amigos discutiriam", acrescentou.
Seguindo a mesma cartilha, Chirac afirmou que "está tudo bem". "Nunca estive bravo com Bush e nunca senti que ele estivesse bravo comigo." Sobre a questão iraquiana, o presidente francês disse que as diferenças são "normais".
Apesar de 85% dos franceses serem contra Bush -a França proibiu manifestações nesta semana em Paris-, os veteranos americanos estão sendo bem recebidos nas ruas da França. "Se continuar ganhando presentes, terei de alugar um caminhão", disse Joseph Kuhar, 87.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Relatórios críticos à CIA derrubaram diretor, diz jornal
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.