São Paulo, terça-feira, 05 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oposição quer Venezuela fora do Mercosul

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A oposição no Senado brasileiro ameaça travar a votação do protocolo que permite a adesão da Venezuela como membro pleno do Mercosul se Hugo Chávez não se retratar dos ataques feitos à Casa. A matéria ainda está na Câmara dos Deputados.
O líder do DEM (ex-PFL), senador José Agripino (RN), afirmou que um dos pilares do bloco é a democracia. "Ele não é um bom parceiro para o Brasil (...) e para o Mercosul."
O PSDB adotou a mesma posição. "O PSDB não aceita a permanência da Venezuela sob nenhuma forma, a menos que, formal e cabalmente, o presidente Chávez se retrate", disse o líder do partido, Arthur Virgílio (AM).
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), voltou a criticar Chávez pelos ataques feitos à Casa. O imbróglio começou com a aprovação pelo Senado, na semana passada, de um requerimento solicitando ao governo venezuelano que revisse o fim da RCTV. "Acho que a democracia não é um regime perfeito, mas é o melhor dos regimes políticos. O chefe de Estado da Venezuela tem de saber conviver com as posições políticas do Brasil", disse Renan. (FERNANDA KRAKOVICS)


Texto Anterior: Chávez não é perigo para região, diz Lula
Próximo Texto: OEA é palco de bate-boca EUA-Venezuela
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.