São Paulo, sábado, 05 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marco Aurélio Garcia nega contatos com grupo, mas cita "negociações discretas"

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Apesar das declarações da ex-refém das Farc Ingrid Betancourt, o governo brasileiro negou ontem contatos com a guerrilha. Mas, segundo o assessor para assuntos internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, houve "muitas negociações discretas".
O Itamaraty, por meio da assessoria, disse que o governo brasileiro ofereceu ajuda para que houvesse a libertação dos seqüestrados e um diálogo entre as partes. Lembrou, inclusive, que foi oferecido o território brasileiro para que as negociações ocorressem. Mas, outra vez, o Itamaraty negou ter contato com o grupo guerrilheiro.
Marco Aurélio, que não quis fazer ontem novos comentários sobre o tema, dissera na véspera, em entrevista à TV Brasil, que o governo brasileiro não tem relações com as Farc. Porém afirmou à emissora que o país sempre interveio nessa situação quando demandado.
"Fizemos muitas negociações discretas, coisas que são mais eficazes se fizermos de forma discreta. Continuaremos tendo iniciativas discretas, mas tínhamos um problema fundamental que os franceses não tinham, os venezuelanos não tinham... não tínhamos nenhum contato com as Farc. Os franceses tinham, os venezuelanos tinham. Isso então facilitava muito mais a negociação por parte destes dois governos com este grupo guerrilheiro. Não era o nosso caso", disse ele.
O assessor especial, ainda à TV Brasil, também disse que o PT, em "determinados fóruns multilaterais", conviveu com organizações de esquerda, inclusive as Farc. Mas que, no entanto, a guerrilha se afastou.
O presidente Lula irá à Colômbia nos dias 19 e 20 para uma reunião com empresários e para as comemorações do dia da independência daquele país, quando deverá se encontrar com o presidente Álvaro Uribe.
Lula negou atuação do Brasil em negociação com as Farc: "Não é problema para o Brasil intervir, porque o Brasil respeita a soberania da Colômbia".


Texto Anterior: Sarkozy festeja colombiana e é criticado
Próximo Texto: Guerrilha buscou diálogo com Planalto, revela correio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.