São Paulo, domingo, 05 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Partido aposta em governador para sucessão de 2012

DA REPORTAGEM LOCAL

A principal aposta do PRI (Partido da Revolução Institucional) para voltar ao cargo que ocupou por 71 anos, a Presidência mexicana -desta vez em eleições de fato competitivas-, é o governador do Estado do México, Enrique Peña Nieto.
Afilhado político do ex-presidente Carlos Salinas (1988-1994), o advogado de 43 anos que governa o Estado desde 2005 foi reeleito no ano passado e é quem aparece mais bem colocado nas pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais de 2012. O mandato no México é de seis anos, e a reeleição não é permitida.
Peña Nieto representa a repaginação do PRI, que agora quer se vender como partido apegado à austeridade fiscal e de boas práticas gerenciais.
Ele é considerado o candidato da Televisa e da TV Azteca -as duas gigantes da mídia eletrônica mexicana-, que lhe dedicam bom espaço. A história do suposto apoio aparece no livro "Se eu for presidente -um reality show de Enrique Peña Nieto", do jornalista Jenaro Villamil, lançado em junho.
Sempre impecavelmente penteado, o governador é comparado a galãs de telenovelas -viúvo, namora uma atriz.
O governador está mais de 20 pontos percentuais à frente do segundo colocado, o prefeito da Cidade do México, ou Distrito Federal, Marcelo Ebrard, do esquerdista PRD (Partido da Revolução Democrática). Mas Ebrard terá de vencer a crise no próprio partido primeiro. (FM)


Texto Anterior: Eleição deve reviver histórica sigla mexicana
Próximo Texto: "Estilo muito tradicional derrotou Kirchner"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.