São Paulo, domingo, 5 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GURRAH E LEPKE Dupla começou a roubar junta


de Nova York

Louis Buchalter (Lepke) nasceu no Brooklyn (Nova York), em 1897. Seus pais saíram da Rússia para viver em Nova York com 14 filhos. Aos 13 anos, logo após a morte de seu pai e a ida da mãe para o Colorado, Lepke se "mudou" para as ruas do Lower East Side.
Aos 16, já tinha sido preso duas vezes. Quando foi solto pela segunda vez, encontrou na rua, tentando roubar a mesma carteira, Jacobb Shapiro, ou Gurrah, como era chamado, porque gritava "Get outta here" (saia daqui) de uma forma que parecia "gurrah".
Lepke e Gurrah começaram primeiro a roubar juntos, depois a extorquir comerciantes e a ganhar muito dinheiro. Lepke passou a se vestir como um homem de negócios.
Na metade dos anos 20, eles foram chamados por Rothstein, primeiro para atirar em quem tentava roubar uísque, depois para atuar nas brigas trabalhistas, até que Lepke virou seu herdeiro.
A Murder Incorporation (equipe de matadores da máfia judaica) acabou quando Lepke foi sentenciado à morte na cadeira elétrica, acusado de pelo menos 70 assassinatos. Ele foi morto em 4 de março de 1944.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.