São Paulo, domingo, 05 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONGs fazem apelo por vítimas de monções na Ásia

DA REDAÇÃO

Organizações não-governamentais lançaram um apelo por doações de comida e remédios para o sul da Ásia, onde pelo menos 250 pessoas morreram nos últimos 11 dias devido às chuvas torrenciais que atingem países como Índia, Nepal e Bangladesh no período das monções, que vai de junho a setembro.
Cerca de 10 milhões de pessoas estão desabrigados e ao todo 35 milhões foram afetados pelo que seria uma das piores enchentes da história da região.
Em uma declaração, o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) disse que a região precisa urgentemente de abrigo, água limpa, comida e medicamentos, devido à falta de infra-estrutura hospitalar. Os hospitais estão lotados com vítimas de diarréia, disenteria e febre. Também há risco de surtos de malária. No documento, o fundo diz que mais de 1.100 pessoas morreram neste ano por causa das chuvas.
Os governos da Índia e de Bangladesh vêm tentando levar suprimentos aos atingidos, mas muitas regiões estão inacessíveis, mesmo com o uso de barcos. No Estado de Uttar Pradesh, o mais populoso e um dos mais atingidos na Índia, helicópteros jogaram comida para cerca de 2 milhões de pessoas em 2.220 vilas.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Guerra sem limites: Senado aprova lei de Bush sobre escutas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.