São Paulo, sábado, 05 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

À DERIVA

Barco desaparecido foi achado na Carolina do Sul

"Morri há um mês", diz americano resgatado após 11 semanas no mar

Brian Grace - Guarda Costeira/France Presse
Watson observa membros da Guarda Costeira ao ser resgatado


DA REDAÇÃO

Um marinheiro americano perdido no mar por cerca de 11 semanas foi resgatado anteontem a 65 km da costa do Estado da Carolina do Sul (sudeste dos EUA).
Fraco, desidratado e apenas parcialmente consciente, Terry Watson, 43, foi internado no Georgetown Memorial Hospital.
"Eu morri há um mês", disse Watson ao diário "The Post and Courier", de Charleston, após ser salvo.
Ele havia partido de Miami em sua embarcação Psedorca (de 7 metros), em 19 de julho. Quatro dias mais tarde, outro navegador relatou o seu desaparecimento às autoridades, após perdê-lo de vista na região das Florida Keys.
A Guarda Costeira chegou a procurar por ele, mas suspendeu as buscas após dois dias sem conseguir encontrá-lo. Na tarde de quinta-feira, um pescador localizou em alto-mar o barco de Watson, com o mastro quebrado e à deriva. Um helicóptero foi enviado ao local para salvá-lo.
"Ficarei bem, só preciso de comida", disse o náufrago. "Gostaria de comer pudim de chocolate." Funcionários da Guarda Costeira não sabem como Watson conseguiu sobreviver. Devido ao seu frágil estado de saúde, não tiveram tempo suficiente para interrogá-lo e descobrir quanto tempo havia permanecido sem água nem comida.
O seu resgate aconteceu três semanas após um caso semelhante na Califórnia. Naquela ocasião, a Marinha americana encontrou o imigrante vietnamita Richard Van Pham e sua embarcação perto da Costa Rica. Ele estava no mar havia quatro meses. Sobreviveu tomando água da chuva e comendo tartarugas e peixes.

Com agências internacionais

Texto Anterior: EUA: Júri condena Philip Morris em US$ 28 bi
Próximo Texto: Europa: Comissão Européia deverá abrir as portas para 10 novas adesões à UE
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.