UOL


São Paulo, quarta-feira, 05 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entidade vê o Brasil como líder internacional

DA REDAÇÃO

A secretária-geral da Anistia Internacional, Irene Khan, disse que o principal motivo de sua viagem ao Brasil é "abrir o diálogo com o governo brasileiro" e afirmou que vê no país um potencial líder internacional.
"Queremos colocar na mesa nossas preocupações sobre direitos humanos no Brasil, mas também nossas expectativas do país como um poder regional e internacional", disse Khan à Folha.
"Acabamos de falar sobre a guerra ao terror e o retrocesso nos direitos humanos. Neste momento, o Brasil e seus líderes podem ter um papel muito importante".
Khan não quis comentar o desempenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na área de direitos humanos. "Ainda é muito cedo. O que espero é conhecer idéias concretas, já que o comprometimento aos direitos humanos é muito claro."
Entre os temas que a ativista pretende discutir estão os assassinatos cometidos por policiais, as más condições das prisões, torturas e o controle do comércio de armas pequenas.
No último relatório sobre o país, a Anistia enfatiza a violência policial e diz que a segurança no Brasil é "da classe média para cima", enquanto os pobres sofrem nas mãos de uma polícia mal remunerada e despreparada.
Khan comentou os recentes ataques a unidades policiais em São Paulo: "Há um sério problema de violência urbana envolvendo organizações criminosas, mas, por outro lado, as mortes provocadas por policiais cresceram 35% nos últimos 12 meses. A resposta não é uma polícia violenta, mas uma polícia melhor, tanto para proteger as pessoas quanto para que ela não seja vítima dessas organizações."


Texto Anterior: Direitos humanos: Anistia denuncia maior tolerância a abusos
Próximo Texto: Frase
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.